Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44
REVISTA DO ENSINO 33 O methodo de projectos com sua idéa fundamental de habalho em commum, destacando a personalidade do grupo, de preferencia á individual, - que nem sempre por isso dei– xa de ter occasião de manifestar-se - corrige o· individualis– mo egoísta da cre::inça, seu egocentrismo, que aspira a não dar nada e que tudo lhe seja dado". . O pedagogo yankee Charles A. Me Murry, em seu sub– stancioso trabalho : How lo organize lhe curriculum, no capi– tulo IV, agrupa o methodo de projectos em tres categorias: projectos infantis, espon taneos nas creanças; proj ectos que os meninos effec tuam por suggestões do professor, e proj ectos amplos, desenvolvidos, treinadores para a vida de adulto. Devemos mencionar, diz esse autor americano, tres ty– pos de projectos, que desempenham um papel importante no ensino: o primeiro é o projecto propria da creança (Chil– dren's projecls), o qual surge directamente de uma necessi– dade e desejo pessoaes; por exemplo, a menina que deseja fazeT uma caminha para a sua boneca, procura algumas ta– boas e, com um pequeno martello, serrote e pregos, faz a ca– ma desejada . O menino, por sua vez, planeja a construcção, no quintal, de uma casa de madeira, ou, então, procura fazer uma caixa para guardar seus utensílios, ou ainda, ambos, menino e menina, combinam fazer, em sua casa, um jardim. Vê-se um grupo de rapazes construindo uma especie de fur– na. ou uma taba indigena, - visto que praticam o que con– servam no fundo de seu intimo. Ha uma infinita variedade -desses trabalhos de auto-escoUJa, individual e social, que as c reanças inventam e executam muito bem. Um segundo typo, de accordo com o autor citado, é o projecto emprehendido pelas creanças, por suggestão do pro– fessor (suggested projects), como: a dramatização da historia de Damon e Pythias. O preparo das roupas para servir aos .actores de uma representação. Uma composição escripta ex– plicando· como organizar um jantaT para o pic-nic. A inven– •ção de historias para serem lidas como entretenimento da classe. O terceiro .typo é ,o projecto que propõe as grandes rea– lizaçõ"es e emprehendimentos _da vida do adulto (larger life projecls), preparando os memn?s para aguellas empresas mais desenvolvidas e -amadurecidas, proprias da esphera de a cção dos homens. Outros autores, porém, classificam os projectos em ·,quatro typos: a) projectos gl_obaes; b) p_rojectos por a_ctivida– tdes; c) pro}ectos por ma,tenas; d) proJectos synthehcos.
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