Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44

REVISTA DO ENSINO 31 . Cumpre nota_r, porém, que essa liberdade ampla, dada a creauça p el a escola a ctiva, n ão significa, de modo algum, a -desordem, a ana rchia, de que tivemos um exemplo eloquente na escola de Y asnaia Poliana. · A escola não pode permanecer indififerente ante a cre~ ança que dissipa , em cousas totalmente vans ou perniciosas ao corpo e a o espirita, as suas actividades . . Aos que criticavam a Maison des Petils, dizendo que :alh as creanças fazem o que querem, Clap.arede r esponde ad– mirave1mente : não ; a lli .as creanças querem o que fazem. 4. 0 ) - Inculcar ·as noções de obrigação, responsabilida- ·de e sancção. . . Vê-se, cla r am ente, n este ultimo principio, a n ecessid :t– -de de se organizar a escola como sociedade em minia tura , -0nde todos trabalhem .para a grandeza e prosperidade da communidade a que p ertencem. E' obvio que par a ha– ver harmonia , - base da ordem e do p:i;ogresso na commun i– âade, p reciso é que os cidadãos, simples cellulas daquelle or– .ganismo social, a dquiram o espirita de r enuncia, de desprcu• dimento pessoal, a bem da collectividade . A disciplina s erú controlada pelos proprios membros da sociedade escolar , 011Lh.• cada um julgará os seus proprios actos, conscios de sua r e~:– ponsabilidade. A escola fará, então, o ben eficio de conver tei' a activida de infantil em habitas p ermanentes de traba1h:, util . Dada, pois a grande influencia que a acetividade info n– til desempenha na educação da creança, procuraram os peda– gogos organizar um m ethodo que tivesse como fundamenív ,essa m esma actividade, que de modo algum pode ser sopitada . Esse m ethodo é o m ethodo de ~proj ectos, que torna o trabalho escolar attrah ente, despertando nos m eninos ó dese– jo de r esolver as questões que lhes são propostas p elo profes– sor . Com o emprego deste mebhodo, verda deiramente dy– namico, a vida escola r não apresenta differ ença profunda da vida extra-escolar, visto que o pla,no a seguir deve conservar toda a r ealidade do que se p assa •Já fóra , na casa, na r ua, na sociedade dos homens. Dominavam na escola tradicional os seguintes erros: 1. 0 ) A m emorização. 2.º) A fostrucção como fim, em si. j

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