Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44
REVISTA DO ENSINO 19 ctivo interessar os alumnos pela nossa patria, preparando-os para bem comprehender a historia della e nutrindo-lhes a dispo– sição de collaborar em, seu progresso. Fui ha annos apresentado a um brasileiro que estivera na . Europa. Não me lembra a que proposito, elle se poz a falar de nossa teàa em termos inconvenientes. Não lhe retorqui, calei– me. Despediu-se elle, e dahi a pouco voltava seu companheiro para dizer-me: "Fulano ficou desapontado com o seu silencio; elle ignorava que o amigo tomasse tanto as dores pelo nosso paiz". - "Não gosto de ouvir depreciar o Brasil, respondi-lhe, é como si falassem mai de minha familia". A historia patria, bem ensinada que seja, infundirá pro– fundo respeito ao nome do Brasil. Ainda que elle estivesse re– trogradando, teria todo o direito a ser respeitado. Felizmente, a historia enche-nos de animação, si comparamos o presente com o passado. Que era a nação brasileira ha cincoenta annos atraz? O trabalho eBtregue aos escravos; a instrucção primaria deficientíssima; as proprias capitaes sem serviço regular de hy– giene; difficeis os meios de transporte e de communicação; a falta de autonomia tolhendo o desenvolvimento das províncias e -dos municípios. O quadro, apezar de incompleto, põe em rele– vo a superioridade da época actual. A nossa historia é fonte de optimismo, porque mostra ser uma realidade o progresso nacional. Releva diffundir nas es– colas esta verd1;1de, que manterá entre os alumnos o fervor pa– triotico e a confiança no futuro do paiz. Foi uma bella festa quando o Presidente visitou o grupo escolar . Em todos os rostos transparecia intimo contentamen– to. E era bem que assim fosse. Que é o ensino da historia pa– tris sinão o Brasil visitando a aula para falar de si mesmo pela -voz do professor? Julgue este aquelle ensino como elevada hon– ra, a que lhe cumpre corresponder de todo o coração. Está nas mãos dos professores dar ao ensino da historia a -0rientação attrahente e educativa, que elle ainda não possue em nossas escolas. Foi com o intuito de auxilial-os em tão patrio– iico labor que escrevi as presentes linhas. Ainda ha poucos dias, ouvi de um amigo a seguinte consi– deração: "Em Minas póde-se dfaer que os homens de valor .estão aproveitados." Na verdade, assim é, cabendo em grande _parte essa gloria á administração do Estado . .
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