Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44

REVISTA DO ENSINO 17 Desse conhecimento podem advir para o alumno o patriotismo e o anseio de tornàr-se um cidadão prestante. Seja como fôr, a vida de nossos dias é a melhor apresentante da historia aos a iumnos do curso pr imario. A HISTORIA PATRIA A classe exercit ou-se bem para comprehender a historia. E studou a vida da escola, a da familia e a da cidade ; realizou diversas excursões; teve opportunidade de assistir a alguns factos importantes . Acompanhou mais tarde, pela leitura dos jornaes, a vida nacional, havendo tomado nota de varios acon– tecimentos. Orientado o espírito dos alumnos, a partir da observação de sua propria vida, seguindo gradativamente até a vida de nosso paiz, que se f ez conhecida atravez da imprensa, parece– me consolidado o interesse da classe pelo Brasil, cuja historia lhe merecerá verdadeira attenção . Cabe agora ao professor saber leccionar a historia patria, não em exposições pr olixas, p esadas de nomes e de datas, mas em na rrativas attrahent es, bordadas de episodios interessan– t es . Tal disciplina ha de dar uma noção nitida e suggestiva do <lesenY 1 >h-imen to de nossa pati·ia, que esteja ao inteiro P.!":mce da int elligencia infantil. Tive occasião de desdobrar em lições a primeira pagina da nossa historia, o descobrimento do Brasil, mencionando os cu– riosos pormenores que constam da carta memoravel de Pedro Vaz Caminha . Como se sabe, a armada de Cabral esteve em a nova terra desde as tres horas da tarde de 22 de abril até a ma– nhã de 2 de maio de 1500 . Relatei nas lições o que se passou em cada um desses dias, tornando-as facilmente dramatizaveis . Depois de narração t ão expressiva, é t empo de mostrar aos alumnos como o Brasil nasceu para o mundo: uma terra enorme, onde somente havia alguns tribus de indios em campos e mattos sem cultura. Ahi está o ponto da partida da historia patria. Parecerá ingenua esta observação. Eu a fiz, pensando no menino, e creio que elle assim não ha de consideral-a. Elia lem– bra este problema didactico: o compendio de historia, no curso primario, destina-se ao professor ou ao alumno?

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