Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44

16 REVISTA DO ENS ,INO do Estado a que a escola pertence. A prin~ipio, o professor es– ~olhêrá nos jornaes os factos representativos da vitalidade de nosso paiz, para leval-os aos alumnos, entremeando-os de noti– cias interessantes, por exemplo, alguns casos policiaes, o movi– mento esportivo e outras novidades. Em seguida, organizará ~ que se póde d~nominar aula d e imprensa, para ensinar a ler Jornaes e extrah1r delles as infor– mações desejadas. O diplomado d_a escol~ deverá ser assignan– te de jornal, afim de conhecer a v1da nacional em suas diver – sas exteriorizações. E' verdade que aquelle traz ás vezes noti– cias inconvenientes para a infancia, mas o habito de lel-o amd– lia O desenvolvimento intellectual, devido a outras publicações que o tornam indispensavel. O jornal é r ealmente um dos melhores meios de estimular o amor á leitura. Ora, muito importa que o povo leia, sob pena de retornar ao analphabetismo. O habito de ler, eis a questão vital que se impõe á escola primaria. Um grande orgão da impren~a patenteia em suas paginas admiravel actividade. Todos os dias, elle expõe o movimento continuo do mundo dentro da grand_e variedade de factqs, que a sua r eportagem consegue descobrir, muitas vezes por entre mil difficuldades. Os alumnos podem colher num importante <lh! io impr essões de trabalho intelligente, methodico e util. O jornal equivale a uma incessante lição de coisas. Qual– quer de suas secções é uma pagina de e!lsinamentos necessarios á pratica da vida, despertando ora o estimulo e o optimismo, ora a prudencia e a sagacidade. E quanto a imprensa enriquece o nosso vocabulario ! Os termos e phrases exigidas pela exposição dos factos actuaes, alli vamos encontrar, ás vezes antes de serem elles c.onsignados nos diccionarios. A leitura de jornaes desenvolverá a capacidade de expressão dos alumnos. Não se faz preciso, está claro, que seja a folha de hoje e que se dê a cada alumno um numero completo. Servem muito bem os numeros atrazados, que serão facilmente obtidos. Aos artigos de fundo convém preferir para as creanças os contos e noticias escolhidas, os t elegrammas e os annuncios. Por intermedio da imprensa diaria, segundo se vê, dar-se-á o primeiro passo para o ensino da historia patria. E' o conhe– cimento da vida nacional que se faculta á classe, fazendo-a se– guir o progresso, o trabalho e a administração de nosso paiz .

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