Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44

REVISTA DO ENSINO 13 ue solidariedade. Não basta a conservação das ruas e serviços publicos: releva manter a concordia local. Aulas sobre o valor da amizade, que levem os alumnos a prezar o circulo de rela– ções de suas familias, fazem-se necessarias na escola. A séde escolar é finalmente um magnifico mostruario qué o professor deve conhecer e catalogar para ser aproveitado no trabalho didactico. A vida local é um laboratorio de reacções sociaes, continuamente exposto aos olhos dos alumnos. ·,,., Da vida local passar-se-á á historia da cidade e do municí- pio. Será facil a transição, ligando-se os factos do presente aos do passado. O proprio logar tornará intuitivo esse ensino com a apresentação do meio physico em que taes factos se desdobra– ram. Assim, as coisas da cidade crearão vozes. para falar aos alumnos uma linguagem, que a imaginação delles completará. SALA DO MUNICIPIO O grupo escolar, como séde da federação respectiva, está naturalmente indicado para ser o guarda das tradições muni~ cipaes. Representaria louvavel iniciativa fundar-se em cada gru– po uma nova instituição, destinada a homenagear aquelles que, no município, deixaram de seus nomes uma memoria credora de reconhecimento. A essa instituição dar-se-ia o nome de sala do municipio, convenientemente installada para servir ao seu alto objectivo. Dispor-se-iam na referida sala uma galeria de retratos dos bemfeitores locaes, já fallecidos um museu de objectos bis~ . , toricos, um arch1vo de documentos, jornaes e trabalhos sobre a historia da cidade, uma collecção de vistas, mappas e estudos 1·elativos á chorographia do município. Os propugnadores do progresso local não continuariam no esquecimento, mas teriam os nomes gravados na memoria de seus conterraneos, que na escola aprenderiam a render-lhes o devido preito. Relevantes serviços prestaria a nova instituição. Ella des~ pertaria a cordialidade das familias para com a escola, como consequencia das homenagens que esta tributasse aos repre~ sentantes eminentes daquellas. Ella faria reviver a historia da cidade, transmittindo-a aos alumnos por meio de lições intuiti– vas e levando-a ao povo nas publicações que effectuasse. Ella

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