Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44
12 REVISTA DO ENSINO ctor do grupo escolar; chegou em tal data, para o grupo, um piano que foi experimentado pela nossa professora, etc . Seguindo essa orientação, conviria levar a classe para as– sistir ás inaugurações de melhoramentos, para visitar as instat– lações de serviços importantes, para participar das commemo– racões de r.aracter cívico ou social, para observar as diversas mÕdalidades do trabalho. (' pmpre que a classe r econheça como trabalho a frequencia regular das aulas, onde ella tem a sua primeira occupação me– thodica. Além do mais, a escola é aprendizagem do trabalho, iniciação na vida economica, canalização da actividade infantil para a corrente social. São themas suggestivos, no estudo do trabalho, descrever para a classe e fazel-a observar ~s existencias uteis, como se– jam a vida da mãe de familia, a do professor, a do medico, a do lavrador, a do commerciante e do caixeiro, a do operario, a da costureira, da lavadeira, da cozinheira, etc. A historia da séde escolar forma com a geographia local um todo inseparavel, para cujo estudo são imprescindiveis as excursões bem organizadas . Estas não têm de ser interpreta– das como P.xercicins presos exclusivamente a uma ou mais disci– p1inas : nellas entrará outrosim o interesse pela natureza e pela sociedade . O espírito associativo .e o convívio com a natureza podem ser cultivados nas excursões . Aquelle espírito encontra ahi opportunidade para desenvolver-se mediante a observação do trabaiho collectivo. As excursões são proprias para introdu– zir o convívio com a natureza nos habitos das creanças, que fi– carão conhecendo a grande utilidade da vida ao ar livre. Reparem os alumnos nos serviços attinentes á conserva– ção da cidade, como a limpeza e o calçamento das ruas, o abas– tecimento de agua potavel, o fornecimento de viveres, etc. Fi– csr-lhes-ã patente a extraordinaria imvortancia da administra– ção local . E' a occasião de conhecerem elles as auctoridades adminis– trativas, bem como as judiciarias e as escolares . Com estas impressões fortes da infancia, elles continuarão sempre amigos de sua terra, e quando forem eleitores, saberão escolher ho• roens dignos para administral-a. _qutro ponto merecedor de attenção é a convivencia das f&rn1has, susceptivel de imprimir na mente das creanças traços J ,. ) .,
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0