Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44

REVISTA DO ENSINO 11 ellas, ter-lhes-ia ministrado uma lição proveitosa. Dest'arte, a classe se capacitará de que está predispondo para amanhã um futuro egual, si souber utilizar a escola. Na actividade do trabalho escolar, o alumno sentirá â sua vida associada á de seus collegas, solidarizada para o bem da classe, vinculada desde já á vida da cidade, de que a escola é uma das partes principaes. O professor terá então ensejo de ex– plicar em que consiste o colleguismo, a solidariedade entre os alumnos. Não deixe elle passar despercebido para a classe o momen– to extraordinario, que decorreu em sua escola. Esta recebeu, por exemplo, uma visita: o visitante entrou, demorou-se alguns minutos, assistiu á ;iula, interrogou as creanças e retirou-se. Quem é elle? Não foi apresentado á classe nem depois da visi– ta. Tal não acontece na vida social, meu caro professor. Ainda ha poucos dias, o Inspector Geral da Instrucção as– sistiu a algumas aulas, interessando-se, como sempre o faz, pela melhoria das escolas. Pois, succedeu que os afomnos não ficaram sabendo quem era o visitante: suppuzeram alguns ser outra pessoa muito differente. Aquelle momento passou ignorado, quando em poucos mi– nutos poderia tornar-se conhecido. O professor deveria até consignar a visita em seu caderno, numas tres linhas, fazendo os alumnos o mesmo, si quizessem, não por ser esta ou aquella visita, mas por se tratar de um facto extraordinario da vida escolar. A vida da localidade será agora objecto de estudo da clas– se, que precisa de acompanhal-a em suas manifestações mais interessantes. E' necessario recolher dos factos locaes as _im– pressões que forem proprias para elevar O espírito dos alu– mnos . Taes impressões serão duradouras: irão sustentar o fu– turo delles com recordações capazes de fortalecer a solidarieda– de e a cooperação no progresso social. Este deveria ser não só observado pelos alumnos, si~ão tambem notado por elles em caderninhos especiaes. Seriam notas historicas que assim estariam registrando : no dia tal, ás tantas horas, assisti com a professora e com os collegas á inau– guração do mercado; hoje, tantos do mez, a classe visitou o novo predio da Escola Normal; nossa escola tomou parte na fosta da bandeira, havendo feito uma saudação á mesma o dire-

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0