Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44

.. • REVISTA DO ENSINO 101 Fazer com que observem quan– tos pés, azas e dedos tem uma ,gallinhas, duas e tres . Propôr pequenos problemas como: João possuia 4 gallinhas e recebeu (ou deix-ou fugir) duas; eom quantas lerá ficado? Leitura e escripta - Para re– lacionar a lição de leitura com o centro de interesse do dia, a pro– fessora escreverá no quadro ne– gro, ao lado do desenlho, as pala- vras ave e ovo. Depois de fei– ta a leitura das mesmas, procura– rá fazer com que os pequenos alummos as formem, tendo á mão as letras necessarias. Copiarão d-epois estas palavras no quadro negro e em seus ca– derninhos. Desenho - Copiar os desenhos feitos no quadro negro pela pro– fessora. Desenho expontaneo so– bre o assumpto . Occupação froebeliana - Re– cortar figuras de aves. Trabalho colleclivo sobre aves. Occupação monlessol'iana - Para desenvolvimento da vista, ·distinguir_ côres de aves diver– sas (em figuras). Para educação · do lacto, dar a forma de av-e á cêra. Moral - Chamar a attenção dos meninos para o amor mater– no que se vê entre as aves: a gal– linha agasa1hando seus pintinhos, o passarinho alimentando seu fi– l!hote, etc. Occ11pação decrolyana - Jo– gos educativos relacionados com a lição. IRE.NE LUSTOSA (Professora do jardim da in– fanGia "Mariano Procopio", de Juiz de Fóra).

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0