Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44
-100 REVISTA DO ENSINO Papae tem um ca rneiro . A lã é do carneiro. F azer que em coro os alumnos repitam a leitura das fichas . Será d estacad a no quad r o-negro, es– c r ipta a giz de côr, a palavra carneiro. Desenho - Depois de obser var uma pintura ou croquis no qua– dro-negro, representando o car– neiro, pastor, ap r isco, novello de lã, capote, levar a p equenada a <l.esenhar de imaginação uma das figu r as . Expressão concreta - Escri– p ta. Escrever em p apel sem p auta e a lapis, algumas das palavr as da lição de leitura . Como pri– meiro passo, traçai-as no ar, ·in– dicando os movimentos; depois r epetir este traçado, pedindo que os alumnos fa çam o mesmo com os d ecli nhos . Afi nal, a escri pta n o papel . Plena liberdade neste trabalho . Trabalho manual e mo– d elagem. - Recortar gravuras e d epois fazer observação sobre as differ enças passiveis. Como modelagem, procurar fa– zer um carneirinho ou as letras d a palavra carneiro, de massa ou plastilina . Medida e numero - Numer ar as patas, os chifres, os olhos do animal. Contar as figuras recortadas ou d esenhadas . Medir o comprimen– to de um fio d'e lã ou de fazenda, empregando o palmo. F aze r outros exercicios analo– gos, que possam dar idéa de som– m a . Religião - Falar sobre a pr~– ferencin de Jesus pelo corde1- Tinho, que apontava como a ima– :gem da innocencia e mansidão . ConNBLIA GouLART (Professora do jardim da in– / ancia Mariano ProcOfJÍO, de Juiz de Fóra). !CENTRO DE INTERESSE: A GALLINHA Observação - Deante da figura d e urna gallinha de massa, obser– var minuciosamente esta ave· seus caracter es exter iores su~ utilida de e alimentação . Re~a r ar attentarnente em um pintinho e um ovo . Associação - Comparar a galli– nha com outras aves ; diversas r aças de gallinha. O galli nheiro o poleiro ; utilidade do ovo. ' Linguagem - Dirigindo per– guntas aos meninos, in citando a sua observaçã o, fazer com que expon ham todas as suas idéas r elativas á gallinha e outras aves. Fazer com que fal em sobre os c aracter es ~xterior es que veem dean_t~ de s1, sobre a alimentação e ut1li d_ade da l!ªllinha ; sobre suas diversas cor es e fó rma para distincção d as raças . s, _l\I~s tran do aos pequeninos um pmtrnho e um ovo ( ou a figur a ~os mesmos ) fazer com que ma- 01_fe~tem seus conhecimentos, di– n grndo-lhes _ pergu ntas interes– santes. Falarao_ s?bre O aspecto externo do. prntm ho, do seu modo de vida, aspecto do ovo · sua utilidade. ' Assim, em p alestra com a clas– se, ~ professora irá com ca rinho corngmdo os defeitos de lingua– gem e as idéas erroneas d e seus alumnos . 9uand_o ,os pequeninos jâ pos– su1'.em 1deas multiplas e n eces– san as sobre a gallinha e as aves em geral, a professora lhes conta– r á fabul as r elativas ás aves como a da "gallinha dos ovos de 'ouro" procurando fazer com que os me: ninas a comprehendam e tirem della o fundo moral . Calculo - Contar algumas fi– guras de aves apresentadas ás creanças. l
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0