Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44

10 REVISTA DO ENSINO guinte, em vez de remontarmos immediatamente ao passado, de aue a creança ainda não póde formar idéa, procuremos a pri~cipio fazel-a comprehender a actualidade: a vida da fami- · lia, a da escola, a da séde escolar, a do E stado, a vida nacional. Mais do que dramatizar a historia, a classe irá fazel-a neste •caso, collaborando diariamente para a melhoria do meio social. "Qual foi a tua parte, meu caro alumno, na vida familiar e na vida escolar deste anno? E ssa parte,- por pequenina que tenha sido, contribuiu para o bem-estar da familia e para a €levação da escola?" Será facil dahi vivificar o poder da colla– boração, que começa no lar domestico e agora se extende á es– cola. Deante disso, cada um dos alumnos observará e compre– henderá -melhor a vida da familia e a da escola, procurará tor– nar-se util a uma e á outra, apparelhando ao mesmo tempo para si um futuro esperançoso . E' a situação real de sua vro– pria vida que se lhe apresenta. Parece-me isso um pouco differente· do que se passa nos dias actuaes, em que o alumno é elogiado ou reprehendido conforme seu comportamento, vindo elle, por esse motivo, a considerar acima de seus actos o elogio ou a reprehensão . Im– porta antes de tudo que o menino se compenetre do valor in– trinseco de seu proceder, que elle comprehend~ a sua posição .na vida, que elle saiba o significado integral da palavra alumno. Ainda não se ensinam esses pontos, ainda não se rela– ta a historia dos antecessores do alumno. Lá se encontra na parede o quadro dos diplomados, mas, nada se diz a respeito delles. A historia da escola fica esquecida, quando é ella a mais adequada para a orientação inicial dessa disciplina. Além disso, tal historia está frequentemente ligada á fa– \Jllilia do alumno. E' o frmão, a irman, o pae ou a mãe delle, qualquer pessoa querida que figura no quadro, uma lembran– ça aprazível e talvez saudosa de outros tempos, que irá con– quistar a attenção da classe·. A vida escolar, a que hoje per– tence o alumno, lhe apresentara o passado da escola, descorti– nando-lhe, mediante o conhecimento da actualidade, a noção do valor da historia. Esse passado, que alli se vê no quadro, produziu um futu– ro transformado em um bello presente. Qua_ntos diplomados daque_lle tempo, porque souberam aproveitar a escola, acham– s~ hoJe _bem collocados, podendo-se consid~rar victoriosos na vida l S1 um desses diplomados fosse á escola. para contar ás -creanças sua propria historia, conversando affavelmente com l

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0