- 143 · J) rebocadores que podem sahir a curta distancia dos portos; g) rebocadores empregados exclusivamente no serviço dos portos, rios e lagôas ; h) lanchas a vapor, gazolina, petroleo, alcool, naphta ou electrecidade, empregadas exclusivamente no trafego in– terior dos portos marítimos e dos fluviaes; i) dragas, uzinas e officinas fl.uctuantes; /) cabreas, guindastes e bate-estacas ; k) barcas da agua e cisternas; l) lameiros ; m) embarcações a vela e a vapor, a gazolina, a alcool, a naphta, a petroleo ou electricas ao serviço de repartições pu– blicas federaes, estaduaes, municipaes e de praticagens; n) embarcações a vela ou a remos ao serviço de reparti– ções publicas federaes, estaduaes, municipaes e das pratica- gens; . o) embarcações a vela ou a remos, empregadas exclusi– vamente nb trafego dos portos, rios e lagôas, em transporte de passageiros e bagagens ou pequeno commercio; p) pontões, saveiros, catraias, chatas, alvarengas e em- barcações sem motor proprio; . q) embarcações de regatas a vela no interior dos portos ; r) embarcações de regatas a remos; s) sinos hydraulicos, zozinhas fluctuantes e não fluctuantes; t) embarcações até 8 toneladas brutas, que fazem a pes• ca no interior dos portos; u) embarcações que fazem a pesca em lagôas, lagos e fluvial; v) pequenas embarcações taes como chalanas, igarités, montarias, cahiques, etc, etc., applicadas no interior dos portos e rios e lagôas para uso exclusivo do proprietario sem poder applical-as ao pequeno corumercio. Art. 461.-Todas as embarcações classificadas na pri– meira classe, lettras g , h, na segunda classe, lettras /, g, na terceira classe, lettras e, d, e,/, na quarta classe, lettras e, d, e, J, g, h, i,j, k, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, devem ser arroladas nas Capitanias dos Portos para ser organizada a estatistica de embarcações, sem o que não poderfo ser applicadas e:n qual• quer mister, nem se comprovar que tenha proprietario,

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