Regulamento da Escola Normal do Pará
-· 19- mento physico e mental será precisamente apreciado; molestias infantis e sua prophylaxia. A seguir, como complemento de preservação do futuro da creança, o professor falará da hygiene escola r, a começar pelas escolas maternaes e jardins da infancia. Essa parte terá de abranger o segqinte : hygiene do edifício e mobiliaria escolares; cuidados com a leitura e com a escripta; desenvolvimento physico e psychico do esco– lar; normas a observar na educação physica e h:telle– ctua l da creança; educação na escola e formaçao de habitas sadios; escolar -são e escolar anormal; educa– cão dos anormaes; doenças do J?eriodo escolar e obras de preservação escolar. A terceira e ultima parte do curso finalizará com elementos gSraes dP. epidemiologia e meios de prophy– la:,tia cont ra as doenc;as contagiosas. Passadas estas em revista. o professor insistirá mais detidamente no assumpto de combate e T>resetvação de males. eo~o verminoses, Paludismo, tuberculose. lepra, s1,ohil 1 ~• canrer e outros, qne constituem flaeellos da humani– dade e int.eressam ao nosso meío. Cumpre tambe1:'– não esquecer a nrophylaxia das intoxicacões nroduz 1 - d_as sobretudo pel0 alcoolismo, facto '1e degenerescen– c1a a prejudicar fundamentalmente O futuro de qual- quer raca. . • Z) Psychologia Pedagogica, Didactiea e Histo,:ia da Pedagogiai - Estudar-se-ão na nsychologia noç_?es geraes dessa disciplina applicadas á educação. Será posto á evidencia o parallelismo psycho-physico, estu– àando-se os phenomenos da vida mental superior e ~ nroblema psychologico da vontade. Considerada cm– d~dosamente a personalidade. intentar-se-á a pedago– gia das emoções, das inclinações pessoaes, sôciaes _e moraes, visando-se. destarte, com afinco, a educaçao do caracter individual. Na h istoria da pedagogia, o professor ministrará 0 estudo summario da ed11cação na antiguidade. na cda~e media e na moderna. salientando. neste ultimo n~norio, os mais imnol'tant e~ svstema.s e direccões. Na clldactica. t ratar-se-á ela sciencia e nratica da educac;ão, r.P nd0 que ni:i. primPir~ ""r;e c;pr:§ nada a nl-1.rte t.11eori– r~· que_ cornp1·phenderá. em ~vnthese, os pr incipias da <' ucaGao physica , intellectual e moral, e na segunda.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0