Regulamento da Escola Normal do Pará

18 sobre o systema nervoso. Estudo dos orgãos dos sen– tidos. , .v, Parag~apho unico. As demonstrações feitas pelo professor de pratica no amphitheatro ou museu da es- cola acompanharão rigorosamente o ensino. · Compete ao professor de pratica de physica. e chi– mica e de historia natural dar lições praticas, assigna– lando simplesmente a frequencia a que são obrigados os alumnos, sem lhes col'lferir notas. O alumno que faltar a vinte aulas praticas, sem motivo justificado, plenamente comprovado a criterio da Directoria, perderá o direito ao exame da respecti– va cadeira, tanto na primeira como na segunda época, qualquer que seja sua média annual, na parte theo– rica. k) Hygiene, Eugenia e Puericultura. - Versarâ a primeira parte do ensino sobre conceito, importan– cia, historia e evolução da hyg~ene; conceito da saucte e da doença; influencia da hereditariedade sobre a saude; exame periodico de sanidade; alterações da sau– de por agentes mechanicos, physicos e chimicos; seres vivos perturbadores da saude (rnicroparasitas e macro– parasitas); infecções e infestações; contagio das doen– ças; estudo hygienico do solo, do clima, do ar e da agua; hygiene individual; do vestuario; da alimenta– ção; do trabalho physico e mental; da habitação e hy– giene urbana. O professor avivará no espirita do.s alumnos os co– nhecimentos de biologia relacionados 'á materia de hy– giene explicada. Na segunda serie do curso, o estudo da hygiene compreenderá ~a parte desenvolvida de puericultura. Assim, constituirão objecto de rmsino os cuidados de hygiene pre-natal e post-natal, indispensaveis a Mse– gurar o nascimento das creançàs nas melhores condi– ções e a facilitar-lhes uma creação saudavel e irrepre– ensivel. Nesse sentido, serâ focalizada a responsabili– ãade dos paes pela saude dos filhos. Serão motivos de explanações : natalidade, mortinalidade e mortalida– de infantil; hygiene do recem-nascido e do lactante; noções anatomo-physiologicas da creanca· cuidados com a alimentação, denticão e tudo oue se ~·elacione aos bons habitas hygienicos da creança, cujo desenvolvi- .....

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0