Regulamento da Escola Normal do Pará
- 17 - methodo experimental, iniciando-se _ intuitivamente pelo •estudo dos conhecimentos da chimica gerE!,l e· suas leis, notações chimicas e doutrina atomica, seguindo– se- um estudo mais particularizado de metaes e metal– Joides e seus compostos, até as noções geraes ou ele-. mentares de chimica organiea. Os exercícios praticas n0 laborat orio da Escola serão constantes e feitos sem– pre em correlação continua com os assumptos theori– c0s tratados em aula. Nessa pratica o professor apre– ciará q eserupulo nas observa_ções~aos seus alumnos, frisando semp~e que a probidade é o requisito essen– cial das investiga,1;ões scientificas. j) Historia Natural. - O ensino desta disciplina objectiva transmittfr aos alunmos o conhecimento dos sêres animados e inanimados através das suas cons– t antes transformações e em face das intimas relações que mantêm entre si. Pâra corresponder, porém, ã fi– nalidade é indispensavel se faça em contacto du·ecto com o mundo objectivo, de modo que a observação dos escolares se desenvolva de accôrdo com o proprio ra– ciocínio perante a harmonia da :natureza. O ensino será desdobrado nà terceira serie do Cur– so Preparatorio e primeira serie do · curso Especial. abr~ngendo em ambos uma parte de zoologia. outra de b_9fauica, e uma terceira de mineralogia e geologia. Se– rao dadas noções de biologia : cellula, tecidos v~getaes e animaes. Morphologia e physiologia dos vegetaes. Physiologia animal : funcções de nutrição, .de relação e_ ~e reprodução. Complementarmente, noções de clas– s1f1cação zoologic_a, com estudo mai$ particularizaa.o dos vertebrados, especialmente mammiferos. Na clas– sificação botanica serão estudadas as especies mais c?m~uns e interessant es- da flora sul-americana, bra– sileira especialmente, destacando-se as especies que mais interessam á historia ecolilomica da Amazon1a, t~es como a castanha, seringueira, cacau, guaraná, fi_bras, arvores oleaginosas. etc. Noções de mineralo– gi~, estudo da crystalização; designação das especies miner~es, e classificação. Sem subtilezas, o professor t~atara, opportunamente, da anatomia e da physiolo– g~a humana. fazendo um estudo summario da osteolo– gia , da m:vologfa, dos orgãos locomotores e assim dos apparelhos respil'a torio, circulat orio e digestivo. Noções
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0