Regulamento da Escola Normal do Pará
- 14- comtudo, obedecer, na exposição dos assumptos, ao as– pecto restrícto a qualquer dessas sciencias, pois que é mais aconselhavel que elles sejam desenvolvidos e cõn– catenados p~las suas correlações intimas.e pelas asso– ciações logicas que despertam. Terá assim o caracter educativo, como exige a finalidade do Curso Ptepara– torio, comprehendendo mais os aspectos de conjuncto do que os de minucia que serão reservados aos estudos technicos e profissionaes. o ensino será sempre feito pela apresentação di- 1·ect?, dos factos, pela inducção e demonstração experi– mental das leis e pela verificação das propriedades e dos resultados previamente descriptos e assignalados, em aula, pelo professor e, r:ios exerdcios praticos, pelos alumnos. Os exercicios individua.es sãc imprescindí– veis ao conhecimento dos ohenomenos physicos e na– tu raes. Convem, entretanto, não sejam em numero excessivQ. nem dependam de medidas que correspon– dam a uma idade mental mais avançada. Devem an– tPs restringir-se a factos typicos, e adequados a veri– ficações faceis, que permittam uma apreciação.geral do assumpto, ou se relacionem com phenomenos já vistos e experimentados. A exposição dos topicos do p'l'ogramma e a escolha dos exemolos deverão attender ao criterio da applica– cFfo immedjata da..s ouestões á vida commum, porque são essas as oue mai~ desnertam o in¼resse dos alum– y,• e:. O Dl'ofessor comecará exolicando a ma':·eria da Jic~ão em linhas geraes: do modo mais concrP.to e vi– sui:il possível. servindo-se. para is~o. de gravuras. dia– grammas, ouadros muraes. modelos anropriado<; e quaesnuer outros meios de obiectivar,ão do ensino. A exoosicão será semnre em linguae:em usual e accei;$i– ve1. com rar ar ter de<;criotivo mais uittoresco do oue form!:l.l. e limit,aclo o vocabulario terhni~n e scient.ifico ao estrictamente necessario á acquisição do conheci– mento a ministrar. O profe~sor passará. em se!!llida. á demonstracão f'xnerimental. ~e oossivel no caso 1·i>correndo a anpa– relhos e cüspositivos simoles. as mais das vezes impro– vi1-si.rtos n a occasião; chamará a a ttenção para os re– sultados obtidos e suas conseouencias. assim oara as applicacões que delles decorrem na vida quotidiana. ,-, 'ih;;- :::t::::"tn• s:> ::?-e,-- ------ ::rm:::::P "'-:r 1 l i · I 1 J
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0