Regulamento da Escola Normal do Pará

-12 - u) Mathematica. - O ensino da mathematica comprehenderá arithmetica, algebra e geometria. O 011:,;mo de Arithmetica será ministrado nas tres pri- 1neu:as series do Curso Preparatorio. Começará pela pratica dos calculos mentaes, habituando-se, assim, o ~lumno á segurança e ao desembaraço nas operações numericas. Em seguida, v;irá o ensino da~ fracções que será feito, a principio, intuitivamente, pelo fracciona– mento de objectos ou de grandezas geometricas. Divi– <:,ibilidade, numeras primos, decomposição em factores, m. d. c., m. m. c., sei:ã9 explicados com o cuidado ne-. cessario afim de evitar a mecanização dos processos. Na terceira serie, o ensino de aritb.metica será theorico, visando a justificação das regras praticas, estudadas nas series anteriores. O ensino de Alg_ebra será minis– t rado na 1 ª serie do Curso Especial e começará pela 110ção de numeras qualificados, dada sob o pont0 de vista concreto, com a medida de segmentos dirigidos e de outras grandezas mensuraveis em sentidos oppos– tos. A esta noção .seguirá o estudo das operações com nurrreros qualificados, antecedida da respectiva regiia de signaes. Da resolução de problemas simples de Ari– thmetica surgirá a noção de equação de primeiro grau, de uma incognita. No estudo de algebra, será adopta– do, de inicio, o uso das formulas para bem fazer com– prehender ao alumno que, pela lingl!agem algebrica, podemos exprimir as relações . existentes entre as grandezas. A seguir, far-se-á o estudo graphico das funcções, discussão das raizes das equações dos 1 ° e 2º graus, interpretação das soluções negativas, etc. O en– sino da Geometria, na 2ª serie do Curso Especial, será, em começo, intuitivo e experimental, considerando so– bre tudo Que se .tem em vista familiarizar o alumno com as idéas fundamentaes deste ramo da mathema– tir.a concreta. O professor guiará o alurnno. no estudo ·de geomf'tria, de maneira a ficar em condições de tirar ;p,,, r ões das relações descobertM, sentindo, por si mes– mo, a necessidade de demonstração rigorosa. Proce– der-se-á ao estudo deductivo da Geometria, fazendo-se sentir o Que significa uma demonstracão, um axioma, um p_9stulado.. e}c. No estudo da geometria a tres di– mensoes, a fe1çao logica pode ser menos accentuada que na geometria plana. Na ultima phase, o professor ;;) azrw::::F fflrl

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