Relatorio com que o excellentissimo senhor vice - almirante e conselheiro de guerra Joaquim Raymundo de Lamare passou a administração da Provincia do Gram - Pará ao excellentissimo senho Visconde de Array 1° vice presidente em 6 de agosto de 1868. Pará: Typographia do Diario do Gram Para, 1868. 50 p.

-30- ~pulação, e sahiclo 39 vapores e 20 navios ·ele vela com 24,956 toneladas e 2,266 pessoas de tripolação. _ Se é verdade que o clesenvolvimente commercial de uma provincia pode ser ·-aquilatado pelo rendimento ele sua Alfandega, o qual, como verdadeiro thermo– metro augmenta ou diminue na razão clirecta ela prosperidade ou clecaclencia elo commercio, é obvio o progresso desta provincia. O rendimento da Alfandega nesse ultimo quinquenio foi o seguinte: 1862 á 1863.......... 1,356:144$000 1863 ,, 1864 ....... .' .. 1,958:973$000 1864 ,, 1865.......... 1,714:618$000 1865 ,, 1866.......... 1,881:710$000 1866 ,, 1867. . . . . . . . . . 2,247:035%,000 Entretanto que s6 no primeiro semestre elo exercicio corrente de 1867 a 1868 rendeo ella..... 1,713:926,iooo réis. Destes clàclos estatisticos collige-se que o commercio desta Provincia, apre– sentando sempre um augmento gradual, tem tido ele ha vinte _mezes á esta parte um progresso muito mais elevado, não obstante lutar ainda com difficuldades que importa muito ao Governo remover, para maior incremento d'elle e por conse– guinte das rendas publicas. Entre estas necessidades sobresahe principalmente a ele uma ponte na Alfan– dega para o serviço ela descarga, pois a contingencia elo fluxo e 'refluxo·das marés não póde deixar de ser um obice importante ás descargas dos navios, que já em não ·pequeno 1.umero demanclão este porto, verdadeiro emporio de todo o com– mercio do immenso valle do Amazonas. Procurando o quanto me foi possível remover esse mal do embarque e de– sembarque de mercadorias, mandei construir por conta da Provincia uma ponte de madeira em continuação a de pedra, e está ella constantemente occupada com a carga e descarga dos navios que n'ella atracão para esse fim, achando-se em via ele construcção o alargamento da ponte de pedra elo lado de terra, de modo a igualar-se com o augmento da de madeira· e bem assim a reconstrucção do eclificio a ella annexo. A segunda necessidade ele não menor importancia era a falta ele balisamento da barra deste porto. Aproveitando duas boias que existião no Arsenal ele iiarinha ha mais de oito annos, com destino ao rio Amazonas, mandei collocal-as uma no baixo de Bra– gança e outra no da Tijoca e o GoYerno Imperial acaba de remetter a barca pha– rol que já se acha em viagem para esta ProYincia e de;-e ser collocada na entrada do canal entre esses dois baixos. Para complemento desse balisamento é de necessidade collocai·-se mais al– gumas boias, e duas luzes uma no Chapéo-Yirado e outra na Tatu6ca. Não sendo satisfactoriamente feito o seniço do Pharol de Salinas 1nanclei exa– minal-o, providenciando para que lhe não falte luz. Solicitei do Governo Imperial auto'risação para fazer os reparos de que precisa esse importante edificio de op– tima construcção e modello. A importancia relativa elo commercio comparada com a de ouh'a províncias onde existe cre:=i,da a vara de Juiz de Direito especial do cornmer cio . basta para provar a indeclinayel necessidade desse Juízo reclamado pela ;-ariedacle e impor– tancia das transacções. Bflnco Commei•cial.-Achando- e em liquidação . depois das medidas de 1866, o Banco do Brasil e suas Caixa Filiae e de,endo por conseguinte retirar– se da circulação todo esse capital, que alimenta e fecunda a Yicla das transacções e do mercado, reunirão-se os commerciantes e fundarão um banco commercial, cujos estatutos teem de ser muito brevemente approYados pelo Governo Imperial.

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