PARÁ. Governador (1897-1901: José Paes de Carvalho). Mensagem dirigida ao Congresso do Estado do Pará: pelo Dr. José Paes de Carvalho governador do Estado em 7 de abril de 1899. Belém: Typ. do 'Diario Official', 1899. 53 p.

6Ó MENSAGEM Dispondo assim de um programma que satisfaz as exi– gencias do moderníssimo ensino profissional, armado de um pessoal docente de competencia comprnvada e que fiz ·contra– ctar em meios onde os poderia achar na altura das nossas ne– cessidádes, installado já no novo edificio que preenche satis– factoriamente as suas exigencias materiaes, podemos affirmar que dentro. de pouco tempo, que permitta-lhe o funcciona– mento perfeito, possuiremos o primeiro e mais importante esta– belecimento de ensino profissional da America do Sul. No decreto n. 625 de 2 de Janeiro do anno findo teve o ensino primario do Estado sua reforma decretada sob as bases que julgastes preciso dar-lhe na lei n. 593. Attendendo quanto possível ás exigencias do -nosso meio educativo, a reforma de 2 de Janeiro não despresou as licções que a experiencia nos havia prodigalisado e aproveitou quan– to de moderno e praticavel nos ensinam aquelles dos nossos coêvos que marcham na vanguarda do progresso em materia de ensino publico. Aconselhada vinha assim de ha muito tempo nova classificação para as nossas escolas isoladas, que,- hoje dividi– das em elementares e complementares, com programmas de en– sino mais accordes com os modernos methodos pedagogicos, obedecem a um plano mais racionalmente delineado. Mal á primeira vista insuperavel, a carencia de profes– sores titulados para a regencia das escolas do sexo masculino vinha atemorisando o poder publico, que era assim levado a recear do futuro do ensino official entre nós, entregue na sua quasi totatidade a professores interinos sem a competen– cia e sem o preparo indispensaveis áquelles que têm ~sobre seus hombros o nobre sacerdocio do mestre-escola. Rompendo com preconceitos já de ha muito banidos pela sciencia pedagogica, a reforma -de 2 de Janeiro ençontrou o remedio para oinconveniente apontado, abrindo para as mulheres que são hoje quasi os unicos alumnos da nossa Escola Normal, as portas do ensino do sexo masculino, onde até então não po– diam ter ingresso. Os bons e proficuos resultados, que uma tal idea tem jà produzido, hão gerado a convicção geral do acêrto da me– dida, que pQde ser reputada salvadôra do futuro do nosso en– sino primario, maxime quandQ ella não tem o caracter odioso. ,; I

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