PARÁ. Governo do Estado. Decreto n° 798 de 8 de janeiro de 1900 - Reforma o Lyceu Paraense. Belém: [S.n.], 1900. 34 p.

e por judiciosa escolha de problemas graduados da vida commum. De ac– cordo com taes preceitos o respectivo docente fará, no primeiro anno, o estudo da arithmetica abranger o sysléma decimal de numeração, as operações sobre numeres inteiros e fracções, as tr,11isformações que estas comportam, até as dizimas periodicas, fazen<lo durante o curso uso habitual do calculo mental e do methodo de reducção á unidade; no segunrlo anno, tratará. das proporções e suas applicações, progressões e logarithmos; o estJdo da algebra deverá ser ahi levado até as equações do r 0 gráo; no terceiro anno cumpletará o estudu da algebra ele- • mentar, e o outro docente dará a geometria com o desenvolvimento u,ual rela– tivo á igualdade, á semelli? nça, á recti ficação da circumferencia, avaliação das areas e dos volumes, com abundantes applicações praticas e fará alternadamente o estudo da trigonometria; no quarto anno, encarregar-se-á do desenvolvimento da algebra no estudo do binomio de Newton, princípios geraes da cumposição <las equações~ sua resolução numerica pelos methodos mais simples, e, portanto, mais pratices; levará o estudo da geometria a abranger o das secções conicas, com o traçado e }•rincipaes propri edades das curvas correspondentes, e fará o estudo da trigonometria rectilinea, sempre com o escrnpuloso cuidado de tornar frequen– tes as applicações e a pratica dos logarithmos, iniciada no segundo anno e desen– ,·olvida no terceiro. V.) Com os recursos da mathematica até então estudada, na meca 0 ica sa· lientar-se hão as leis geraes e regras fundamentaes que constituem a doutrina elementar desta sciencia. Yl.) A astronomia limitar-se-á á apreciação do espectaculo diario do céo, suas variações fundamentaes, meios geraes de observações e principaes factos do domínio da geometria celeste, expostos de mono verdadeiramente elementar e tanto quanto possível intuitivo. VII,) A physica e a chi mica se redusirão ás modestas proporções de um curso secundario, realizavel em limitado período de tempo, em que se salientarão apenas os phenomenos mais correntes dos diversos ramos da physica, inclusive da meteorologia, suas leis, e a; fundamentaes Ja chimica, com o estudo dos principaes metalloides, dos metaes, e dos compostos nuis vulgares e de maior emprego na vida. pratica e noções perfunctorias de chi mica organica. VIII.) A historia natural, semelhantemente, se•á circurnscripta, na botanica e na zoologia, ao estudo geral dos orgãos e apparelhos, ao estudo da vida vege– tativa e da vida animal, seus phenomenos e propriei,des fundamentaes, e cone– quente systema:is~ção de su~s grandes leis, a tra~os geraes. Na mineralogia es– tringir-se-á o respectivo d:)cente aos principaes systemas crystallographicos, aos principaes processos de analyse e suas appl icações aos mineraes mais vulgarmen– te conhecidos. Para cada reino só será dado um typo de classificaçeto, limitada ás grandes divisões. IX.) No ensino da geographia o intuito fundamental será a descripção me– thodiêa e racional da superficie da Terra, por meio de d~senhos, na pedra e no papel, copiados mas nunca trasfoleados, e de memoria, das cinco partes do mun– do, dos paizes da America, especialmente do Brazil, e dos da Europa, com a accentuada preoccupação de se evitar minucias, momenclaturas extensas., dados estatísticos exagerados e tudo quanto possa sobrecarreg~r a memoria do alumno ou não exercital-a com real proveito, quer no estudo da geographia phy– sica, quer no estudo da geographi, politica e do ramo economico. No rº anno far-se-á o estudo da geographia physica, particularmente d ~ Brazil; no 2° da geographia polilica em geral e em particular do Brazil; no 3° da chorographia do Brazil propriamente rlita. X .) Na historia mencionar-se-hão, com rigoroso cuidado' de jamais descer a minudencias, os acontecimentos politicos, scientifi'cos, litterarios e arlisticos de caJa época memo:avel ; serã,o expostas as causas que determinaram _o progresso

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